Apresentação

Sobre o Colóquio

centropaulofreireO Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com finalidade educativa e cultural que se propõe a manter vivas as ideias de Paulo Freire, educador pernambucano, referência no Brasil e no mundo. Sua contribuição para a Educação foi oficialmente reconhecida pela Lei nº 12.612/2012 como Patrono da Educação no Brasil. Este Evento ao reverenciá-lo comemora, também, em 2016 seus 95 anos de nascimento.

Fundado em 29 de Maio de 1998, o Centro Paulo Freire teve seu estatuto oficializado em novembro desse mesmo ano. A UFPE solidária com os objetivos deste Centro, compreendendo o seu papel, para uma educação crítica, inclusiva, democrática, assim como, entendendo que a filosofia e pedagogia freireana é atual e profícua, apoia desde o início suas iniciativas. Perenizar as ideias de Paulo Freire é fundamental, para sua terra natal e para o mundo. Vale salientar ter sido esta Universidade berço em que Paulo Freire desenvolveu seu sistema educacional.

Dentre as diversas ações realizadas pelo Centro, vem ocupando espaço relevante o Colóquio Internacional Paulo Freire, que já segue para sua IX versão.

O I Colóquio foi realizado em 1998. Sua avaliação positiva, assim como a das versões que o sucederam são indicadores da contribuição do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas à criação da prática de uma ação cultural para a liberdade, que se consubstancie em uma educação dialógica, base de uma democracia plena com maior compreensão entre os povos.

Estudiosos do pensamento freireano, educadores de vários níveis, profissionais de várias áreas do conhecimento, notadamente da educação e da saúde, têm participado dos Colóquios. Eles são provenientes de várias partes do mundo, principalmente da América Latina, África, Europa e de vários Estados brasileiros. Dessa forma, os Colóquios têm se constituído em um espaço privilegiado de troca de experiências, de apresentação de resultados e processos de estudos e pesquisas com referencial no pensamento de Paulo Freire, que propiciam a construção de novos conhecimentos e saberes. É um evento que tem contado com diversos parceiros na sua realização.

Em virtude da ocupação dos diversos Centros da UFPE pelos ESTUDANTES em protesto contra a  PEC – 241, em tramitação no Congresso Nacional, o IX Colóquio Internacional Paulo Freire será realizado integralmente na Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, no período de 10 a 12 de novembro de 2016, para um público estimado em 1000 a 1300 participantes.

O tema foi escolhido dentre aqueles sugeridos pelos(as) associados(as) do Centro. Nesse sentido, os trabalhos a serem apresentados no Colóquio deverão pautar-se pelos eixos referentes ao tema do evento, de forma a estabelecer uma relação de compatibilidade a serviço da vida e emancipação humana.

Diversidade de estudos e experiências é o que se aguarda como objeto das mesas de diálogo, comunicações e dos círculos de cultura. Serão acolhidas proposições de trabalhos dos diversos campos do saber e de atuação, inspirados no tema e eixos sugeridos, desde que com a explícita remissão ao horizonte freireano.

Dos objetivos

  • Fomentar, a partir do referencial freireano o diálogo no campo da educação permanente e ao Longo da Vida.
  • Aprofundar, à luz do tema em discussão, a contribuição de Paulo Freire para à construção de um mundo solidário, mola mestra do seu pensamento.
  • Socializar experiências sócio-educativo-culturais, referenciadas no pensamento freireano e vivenciadas em ambientes educativos.
  • Divulgar resultados de estudos, pesquisas, e extensão baseados nas ideias de Paulo Freire, que visem contribuir com a construção de uma sociedade mais justa comprometida com a existência humana.
  • Promover o diálogo e divulgação, em nível nacional e internacional dos trabalhos e das investigações em educação e cultura, num horizonte freireano.

Da Diretoria

Presidente André Gustavo Ferreira da Silva Presidente Honorária Nayde dos Santos Lima Diretor Pedagógico José Paulino Filho Diretora de Comunicação Inez Maria Fornari de Souza Diretora Administrativa Miriam Vila Nova Maia Diretora Financeira Sidney de Carvalho Ferraz Conselho Fiscal Maria Erivalda dos Santos Torres Mirian Patrícia Burgos Conselho Consultivo Luis Eduardo Maldonado Espitia Rita de Cássia Cavalcanti Porto Zélia Soares Jófili Colaboradoras Administrativas Silvana de Lima e Silva do Nascimento Maria Hilda Carlos de Siqueira Bolsistas Elisabeth Donisete de Gois Sena Cristiane Valentin de Moura

Apoios

Ministério da Educação - Brasil Universidade Federal de Pernambuco - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC Centro de Educação - CE Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH Centro de Tecnologia e Geociências - CTG Cátedra Paulo Freire Adufepe SINTEPE FAFIRE - Faculdade Frassinetti do Recife Prefeitura Municipal de Toritama Instituto de Educação, Ciência, Tecnologia lFPE Pernambuco SESC Secretaria de Educação Pernambuco Arriégua Unipress