Participação

Eixos temáticos e Coordenadores

(1) Educação e Cultura (2) Educação Popular e Movimentos Sociais (3) Educação de Jovens e Adultos (4) Trabalho e Identidade Social (5) Sustentabilidade Sócio Ambiental (6) Direitos Humanos e Cultura da Paz (7) Ética e Política (8) Arte e Educação (9) Formação Política e Juventude (10) Diversidade e Justiça Social (11) Formação de Professores e Engajamento Social (12) Currículo (13) Ensino Superior, Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão

Os Eixos Temáticos abrem espaços para reflexões, questionamentos e proposições, que vêm sendo trabalhadas pela educação e cultura popular com referencial freireano, nos quais serão identificados o cotidiano, como locus político-pedagógico do inédito viável e das pedagogias para uma sociedade multicultural. Será, também, ensaiado o inédito viável nas relações do dia-a-dia, na perspectiva freireana da construção de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade sócio ambiental.

Os eixos permitem a abordagem de diversos subtemas numa perspectiva de transversalidade e de interdisciplinaridade. Implicam o incentivo à pesquisa, o trabalho acadêmico e o dedicado à produção de conhecimentos e saberes populares. Incluem subtemas como: lutas, direitos e políticas sociais; processos de gestão de políticas sociais; formação de professores(as), educadores(as); educação popular; movimentos sociais; políticas educacionais, culturais e de saúde; ecopedagogia e globalização; alfabetização e letramento; saberes e práticas educativas; educação nas relações de gênero e de gerações; autonomia, indignação, criatividade e esperança crítica; relações multiculturais no cotidiano; desafios étnicos e raciais; trabalho e sustentabilidade sócio ambiental; espacialidade em contextos multiculturais; relação com o sagrado; economia solidária; territorialidade; mídias e novas tecnologias. Diálogo, conscientização e ética são categorias que perpassam todos os eixos temáticos

Formas de expressão das produções

  • Conferência pronunciada por profissional convidado pelo Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas.
  • Mesas de Diálogo a convite da Comissão Organizadora e propostas por iniciativa dos participantes.
  • Comunicações Orais referentes à apresentação de estudos e pesquisas, propostas pelos participantes.
  • Círculos de Cultura com temas propostos pela Comissão Organizadora com espaço para relatos de experiências referentes a vivências de práticas freireanas e (re)construção de saberes e conhecimento coletivo.

A participação em Mesas de Diálogo e Sessões de Comunicação Oral e Círculos de Cultura será realizada em sessões simultâneas. Exige a apresentação do texto, que deverá estar vinculado a um dos eixos temáticos e ser submetido à aprovação da Comissão Científica do IX Colóquio.

Cada autor (a) pode inscrever 01 (um) trabalho individual e 01 (um) em coautoria, totalizando o máximo de 02 (dois) trabalhos inscritos no Evento. Os trabalhos em coautoria terão no máximo 03 autores.

A inclusão do trabalho no IX Colóquio exige a inscrição dos (as) autores (as) no Evento.

A certificação de autoria dos trabalhos será entregue mediante comprovação da apresentação.

Da participação

Mesas de diálogo - terá 01 (um) mediador/coordenador indicado pelo propositor da mesa e até 03(três) expositores. Ao mediador/coordenador, dispondo de 05 (cinco) minutos para abrir e 05 (cinco) para encerrar a sessão, caberá dirigir os trabalhos e apresentar um relatório à Secretaria do Evento, no final da sessão. Aos expositores das Mesas de Diálogo serão dados até 20 (vinte) minutos para apresentação de suas contribuições. Serão reservados 50 (cinquenta) minutos para os debates. Cada sessão totaliza 02 horas de trabalho.

Sessão de Comunicações Orais - agrupadas pela Comissão Organizadora, em até 03 trabalhos por sessão, sob a mediação de um participante do IX Colóquio, indicado antecipadamente pela Organização do Evento. O Número de Sessões de Comunicações Orais dependerá do número de trabalhos inscritos. Ao mediador/coordenador, dispondo de 05 (cinco) minutos para abrir e 05 (cinco) para encerrar a sessão, caberá dirigir os trabalhos e apresentar um relatório à Secretaria do IX Colóquio, no final da sessão. Cada expositor terá até 20 (vinte) minutos para apresentação de suas contribuições, devendo ser reservados 50 (cinquenta) minutos para os debates. Cada sessão totaliza 02 horas de trabalho.

Círculos de Cultura - Inspirado na ideia pedagógica freireana, entende-se o Círculo de Cultura como um espaço de trabalho em diálogo que possibilite a construção coletiva do conhecimento, devendo, cada participante, selecionar sua opção no momento de sua inscrição. Os trabalhos produzidos nos Círculos Cultura poderão ser publicados no Jornal Utopia ou outra forma de produção mediante parecer favorável da Comissão Editorial do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas.

  • Cada Círculo de Cultura terá 01 sessão, de quatro horas, e uma sessão para apresentação das produções dos Círculos,
  • Cada Círculo de Cultura terá um mediador/coordenador e 02 (dois) relatores/sistematizadores.
  • Cada sessão do Círculo de Cultura observará os seguintes critérios:
    • a) deverá incluir um momento de acolhimento, de apresentação dos participantes; dinâmica de aproximação/comunhão; motivação; consciência de comprometimento; informações históricas e claras sobre organização, espírito e funcionamento de um Círculo de Cultura freireano;
    • (b) revisitar o eixo temático escolhido pelo grupo, abordado provocativamente pelo mediador/coordenador do Círculo de Cultura em permanente diálogo;
    • (c) no decorrer das sessões as contribuições dos participantes serão devidamente registradas e elaborado texto síntese, que será entregue na Secretaria do IX Colóquio.
Os eixos dos Círculos de Cultura são: (1) Educação e Cultura; (2) Educação Popular e Movimentos Sociais; (3) Educação de Jovens e Adultos; (4) Trabalho e Identidade Social; (5) Sustentabilidade Sócio Ambiental; (6) Direitos Humanos e Cultura da Paz; (7) Ética e Política; (8) Arte e Educação; (9) Formação Política e Juventude; (10)Diversidade e Justiça Social; (11) Formação de Professores e Engajamento Social; (12) Currículo; (13) Ensino Superior, Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Da certificação

Os certificados do IX Colóquio Internacional Paulo Freire serão disponibilizados online, direcionados para os e-mails dos participantes, até a data de 30 de novembro de 2016.

Apoios

Ministério da Educação - Brasil Universidade Federal de Pernambuco - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC Centro de Educação - CE Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH Centro de Tecnologia e Geociências - CTG Cátedra Paulo Freire Adufepe SINTEPE FAFIRE - Faculdade Frassinetti do Recife Prefeitura Municipal de Toritama Instituto de Educação, Ciência, Tecnologia lFPE Pernambuco SESC Secretaria de Educação Pernambuco Arriégua Unipress