Programação

Confira a programação atualizada

  • [download id=”1″]
    • [download id=”4″]
  • [download id=”2″]

Além das apresentações das mesas de diálogo, comunicações orais e círculos de cultura, o IX Colóquio Paulo Freire terá as seguintes atividades:

Espaço Ágora

A Ágora, à semelhança da Ágora grega, será um ponto de encontro, discussão, divertimento, lançamento, exposição e venda de livros, de artesanato, de obras de arte, de alimentação e de apresentação de artistas e grupos artísticos.

Lançamento de livros

No dia 11 de novembro, serão lançados os livros e revistas, inscritos e aprovados pela Comissão Científica do IX Colóquio.

Momentos Culturais

Apresentação da Orquestra “Crescendo na Harmonia”

Uma nova orquestra formada por crianças e adolescentes carentes começa a despontar na capital pernambucana, com a participação de 36 alunos da Escola Municipal Pedro Augusto (Boa Vista) e 36 moradores do Bairro do Recife, sendo 21 estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar. Por enquanto, eles vão aprender a tocar apenas violino, mas a proposta dos organizadores é, aos poucos, acrescentar novos instrumentos. A primeira aula do grupo do Pilar foi realizada na tarde de terça-feira (22), na sede da escola, com os 15 violinos doados pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, numa parceria entre o TRF, a ONG Moradia e Cidadania da Caixa Econômica Federal e a Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). A orquestra faz parte do projeto Com Notas e Cordas: Crescendo na Harmonia, criado pelo regente Deoclécio Reis. Paulista radicado no Recife há dois anos, ele é aluno de administração da FAFIRE e apresentou o projeto à faculdade, que encampou a ideia, contribuiu com 18 violinos e foi atrás de mais apoio. Os instrumentos doados pelo TRF foram comprados com o dinheiro da venda de papeis sem serventia para o tribunal, que seriam jogados no lixo.

Apresentação do Espetáculo PAIDEIA – Trilogia Vermelha- PA(IDEIA) – Pedagoga da Libertação (Coletivo Gão Comum e Gota Serena)

Segundo espetáculo da Trilogia Vermelha. A prisão do professor Paulo freire em 1964, o Brasil de hoje e as contradições da educação como temas centrais da obra. Política, dialética e amor para atingir a libertação através das ideias. E o espectador sendo permanentemente colocado a ocupar/desocupar, agir/reagir a cada novo avanço da História. O espetáculo propõe um diálogo – sempre a partir da reflexão social – que não deixa ninguém a margem da vida nacional. Com Daniel Barros e Júnior Aguiar. Ficha Técnica Atores – Daniel Barros e Júnior Aguiar Pesquisa, Roteiro, Encenação E Iluminação – Júnior Aguiar Música Original – Juliano Muta, Leonardo Vila Nova e Tiago West. Com participações de Glauco César II, Aline Borba, Otiba, Geraldo Maia, Paulo Marcondes, Rodrigo Samico, Publius, Hugo Linnis e Amarelo. Operação de áudio e luz – Roger Bravo Identidade Visual – Arthur Canavarro Terapeuta Corporal – Mônica Maria Maquiadora – Luana Barbosa Vídeo – Ricardo Maciel Teaser – Nilton Cavalcanti Fotografias – Rogério Alves, Amanda Pietra e Diego di Niglio Produção executiva – Andrezza Alves Idealização e produção geral – Coletivo Grão Comum e Gota Serena Parceiros e Colaboradores – Márcio Fecher (Gota Serena), Asaías Lira (Zaza), Ingrid Farias, Alexandra Jarocki, Amanda Cristal, Isabelle Santos, Daniel Fialho, Charles Firmino, Jeferson Silva, Quiercles Santana, Rafael Amâncio, Espaço Cênicas, Centro Apolo-Hermilo, Teatro Arraial Ariano Suassuna, Galeria MauMau – Sala Monstro.

Apresentação do Coro Sinfônico

O Coro Sinfônico é um grupo coral recifense mantido pelo Departamento de Música do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) desde 1962, sendo composto por uma seleção de professores, alunos e ex-alunos da casa, e também por pessoas da comunidade que demonstram interesse pela música coral. Dentre os alunos participantes, vários são oriundos de outras cidades do Brasil, fato este devido a que os cursos do STBNB têm regularmente atraído alunos de fora da cidade do Recife.

Nossos objetivos principais são a divulgação da música coral de alta qualidade, a evolução musical dos alunos e a divulgação do STBNB. O Coro cumpre um programa que se destina a descobrir e apresentar novas composições sacras, assim como executar obras eruditas, folclóricas e populares.

O grupo traz em sua bagagem Recitais de Composição, Festivais nacionais e internacionais de coros, atividades de extensão como Congressos e Minicursos e o Sinfônico nas Igrejas, tourneés dentro e fora do Brasil, como Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, França, Inglaterra, Coréia do Sul, Japão e Estados Unidos.

Destacamos a participação do coro em Concertos de Confraternização com a Orquestra Sinfônica do Recife, apresentando obras como o Oratório “Elias” de Mendelssohn e a Sinfonia n° 9 de Beethoven. Neste semestre, apresentaremos o tema “Spirituals: Canções de Liberdade”.
Nestes 54 anos de existência, estivemos sob a batuta de grandes maestros, e atualmente, a direção musical está com a professora Hadassa Rossiter, e tem como co-repetidores o professor Emerson Sullywan e o aluno Daniel Sales.

Convidados confirmados

LUIZA CORTEZÃO
Profa. Emérita da Universidade do Porto (Portugal)
Presidenta do Instituto Paulo Freire de Portugal
Projecto de Educação Intercultural (PIC)/Fundação Calouste Gulbenkian

ANA MARIA SAUL
Coordenadora da Cátedra Paulo Freire – PUC-SP
Pesquisadora nível 1 do CNPq.
Coordenadora da Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br).
Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Currículo (ABdC)

JOAQUIM LUÍS ALCOFORADO
Universidade de Coimbra Portugal
Publicou, em autoria e coautoria, de mais de uma centena de trabalhos escritos.
Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária
Projetos de investigação e intervenção, financiados pela FCT, Comissão Europeia e Programas Grundtvig

BALDUINO ANTONIO ANDREOLA
Autor do livro Dinâmica de grupo: Jogo da vida e didática do futuro. Editora Vozes
Ex-Diretor da Faculdade de Educação da UFRGS
Pesquisador da área de Educação Popular, Ação Coletiva e Educação e Ecologia.

REBECCA SENN TARLAU
Stanford University -Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil.
Research agenda: Theories of the state and state-society relations; Social movements, critical pedagogy, and learning; Latin American education and development.

 ADELAR PIZETTA
Coordenação da Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF
Coordenação do Setor de Formação Nacional do MST
Professor na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Atuou como Orientador Rural, Educador Popular na Formação de Lideranças e Educadores das Áreas de assentamentos da Reforma Agrária

LUIZ AUGUSTO PASSOS
Membro do Núcleo Permanente do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UFMT
Atua na educação em populações em condição de vulnerabilidade: aprisionados e aprisionadas, indígenas, moradores e moradoras em condição de rua, ativistas e pessoas com diversidades sexuais e homoafetivas e diversidades religiosas opulares.

IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Coordenadora Cátedra Paulo Freire – UFPA
Rede Freireana de Pesquisadores

MARGARETE SAMPAIO
Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Centro Paulo Freire e Cátedra Paulo Freire (UFPE)
Rede Freireana de Pesquisadores

RITA RANGEL
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA )
Coordenadora de Extensão do Campus Angicos-RN

MAURÍCIO FAGUNDES
Universidade Federal do Paraná (UFPR)

GUMERCINDO GHIGGI
Universidade Federal de Pelotas (UFpel)

 

Apoios

Ministério da Educação - Brasil Universidade Federal de Pernambuco - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC Centro de Educação - CE Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH Centro de Tecnologia e Geociências - CTG Cátedra Paulo Freire Adufepe SINTEPE FAFIRE - Faculdade Frassinetti do Recife Prefeitura Municipal de Toritama Instituto de Educação, Ciência, Tecnologia lFPE Pernambuco SESC Secretaria de Educação Pernambuco Arriégua Unipress